quarta-feira, janeiro 27, 2010

Quanto mais cor melhor...

Postado por Fabiane Pereira às 11:27

Bom dia amigas, tudo beleza?
Acredito que maioria não entendeu o motivo do post anterior, é que precisava fazer um post sobre os selinhos, para criar na página do blog um link de acesso, não foi para me aparecer ou mostrar selinhos, afinal a maioria de vocês, tem muito mais selinhos do que nós, agora acho que me fiz entender,né.

E vamos ao que é importante a RA, a minha está indo...ontem cometi a gula e comi dois pedaços de bolo no lanche, mas bolo é uma tentação para mim, e o intestino aqui está meio preguiçoso e impressionante como ele sente a falta de fibras (a linhaça), se eu ficar sem tomar ele logo me lembra e segurando tudo aqui dentro da barriga. Hoje de manhã eu estava tentando montar um cardápio, que dizer esquematizando quais alimentos consumir e achei legal falar com vocês sobre as cores dos alimentos, e o que cada cor que nos dizer.

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham a função de proteger o nosso organismo previnindo doenças infecciosas.

Alimentos Brancos : Os alimentos de cores brancas são ricos em substância flavina, esses alimentos são ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo como: o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Auxiliam na renovação celular, protegem o sistema imunológico e ajudam na formação dos dentes e na elasticidade dos músculos. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo.

Alimentos Vermelhos : O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

Alimentos Amarelos : O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração. Auxilia na manutenção dos tecidos e dos cabelos. Também são ótimas fontes de vitamina C, importante aliado do sistema imunológico.

Alimentos Arroxeados : Essa tonalidade vem da antocianinas, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia.Esses alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que retarda o envelhecimento, neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.

Alimentos Verdes : Esta cor é resultante da clorofila, os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão abobrinha, agrião, alface, almeirão, chuchu, couve, escarola, espinafre, kiwi, pimentão, pepino, o

salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: desintoxicam as células, inibir os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo, possuem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração, protegem o cabelo e a pele.  

Alimentos Marrons : As fibras e vitaminas do complexo B e E e selênio, principalmente, encontradas nas amêndoas, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pão integral, trigo nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnindo o câncer e as doenças cardiovasculares. Além disso controlam o colesterol e o diabetes e têm efeito contra a fadiga.

Pronto, agora é só montar o pratinho colorido e emagrecer de uma maneira saudável.
Até mais...estou saindo para visitar vocês.

Beijokass!!!!

12 comentários:

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) on 27 de janeiro de 2010 às 12:23 disse...

. tb adoro bolo! de fubá com café então! aiai.
. criatividade então na montagem do seu prato!
. que bom que vc gostou e falou dos menos 100 gramas com sua amiga, para mim tem dado certo desde outubro, toda vez que preciso eliminar faço essa conta e peso diariamente, a gente se policia muito porque sabe que no dia seguinte terá que encarar a dona balança, risos.
. beijinhos mil.
. fique com DEUS.

Bel on 27 de janeiro de 2010 às 12:36 disse...

Oii linda....
nao esquenta não... quem tem selinho é para mostrar mesmo..

bjs

Dricka on 27 de janeiro de 2010 às 12:41 disse...

Eu quase não como os alimentos vermelhos e arroxeados. Quase que os mais importantes.
Beijos!

zanza on 27 de janeiro de 2010 às 12:43 disse...

otimo amamos tudo q colorido vamos comer !!!!!!!!!!!!!! claro com moderaçao!bjinho lindona!!!!!!!!!!

PATRÍCIA on 27 de janeiro de 2010 às 12:52 disse...

olá amiga
adorei as explicações sobre as cores dos alimentos...
bjinhos

Giovana on 27 de janeiro de 2010 às 13:04 disse...

muito legal essa materia...

Bjs!!

Dani on 27 de janeiro de 2010 às 14:05 disse...

Ebaaaaaaaaaaa, amei sua visita! E seu blog é tudo de bom!!! Obrigada pelo carinho...

NÉBIA on 27 de janeiro de 2010 às 14:10 disse...

Ai Amiga nem me fale ir no banheiro ultimamente pra mim ta sendo coisa rara,então to tomando esse remedio q até agora nada!Mais vamos ver...Q bom q temos vc aqui futura nutricionista pra nos dar uma forcinha extra!!!!bj

Rô(QuerendoeAprendendo) on 27 de janeiro de 2010 às 14:13 disse...

è isso ai..quanto mais colorido melhor, precisamos comer frutas, verduras e legumes, e deixar as guloseimas pra de vez enquanto esse é o problema, quando começo não quero mais parar...rsss...bjs Rô

Rezinha Leite on 27 de janeiro de 2010 às 14:34 disse...

Eu tb adoro bolos, ontem mesmo comi de milho...rsrs
Olha sempre é bom colorir o prato, uma pena q eu quase não faço isso. Bjs

Dani on 27 de janeiro de 2010 às 15:32 disse...

Ótima matéria
Linhaça realmente faz muito bem minha querida
Bjinhus

ٷՅiα on 27 de janeiro de 2010 às 19:49 disse...

Ai, ai... haja dinheirinho pra comprar tanta variedade e saquinho pra perar coisas diferentes todo santo dia, né?! ahUAHuah
A verdade é que se alimentar bem sai caro, viu?! O negócio é pechinchar muito.

Postar um comentário

Vai deixa um recadinho!! Pode ser de dicas, apoio ou até puxões de orelhas...amo todos!!!

 

"ENTRE" AMIGAS Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare