sexta-feira, março 26, 2010

E a dieta emperrou, e agora?

Postado por Fabiane Pereira às 11:09

Olá amigas!!!!
Animadas para mais um fim de semana de resistência?
A minha RA anda mais pra lá do que pra cá, estou um pouco ansiosa com alguns probleminhas e infelizmente estou sem nenhuma vontade de planejar minhas refeições, por isso estou comendo sem planejamento e às vezes pulando algumas refeições. Ontem até me pesei e não é que perdir 250gr acho que mesmo comendo sem planejar tento optar por alimentos poucos calóricos.

Mas o assunto hoje é outro, às vezes vejo em alguns blogs e eu mesma já me perguntei: Por que mesmo seguindo a RA certinha não perco peso? Será que meu corpo está me boicotando?
Então resolvi corre atrás da resposta e saber o por quê?
E a resposta é sim, isso mesmo Sim,  é mais do que natural o ponteiro da balança fique imóvel depois de um período de emagrecimento. Isso pode acontecer mesmo quando seguimos firme com a boca fechada. Esse estágio é o que os especialistas chamam de platô. O que fazer? Em primeiro lugar, tenha calma. Se no desespero você cair na bobagem de adotar uma dessas dietas radicais que estão por aí, que te levam até o perda peso, mas acredite: os quilos que se foram logo vão ser recuperados. Sem a menor sombra de dúvida. A menos que você adote algumas táticas, como estas sugeridas por nutricionistas e profesores de educação física.

1° Mais comida no prato
Parece até mentira , mas precisamos comer mais para retornarmos ao emagrecimento, claro que sem exageros! Isso porque depois um período de  dieta, nosso organismo tende a se acostumar com o aporte menor de calorias e passa a encarar esse cardápio magrinho como alimentação normal. Levando ao nosso organismo a uma economia no metabolismo para se adaptar a esse novo patamar calórico e com isso você para de emagrecer. A solução é simples, coma um pouco mais, mas sem repertir. Vale elevar o seu cardápio em 200 ou 300 calorias, no máximo. Em um período de 15 dias apenas, e depois volte à sua dieta anterior (aconselho que para fazer isso você procure uma orientação profissonal, pois isso é um efeito fisiológico do nosso corpo para nos proteger)

2°Mude a porcentagem dos alimentos
Um cardápio rico em vegetais, carboidratos (de preferência integrais), proteínas e gorduras (do bem!) continua importantíssimo. O que você tem a fazer é mudar a porcentagem desses ingredientes para uma alavancada na queima de calorias. Se você já vem consumindo bastante  verduras e legumes, experimente agora abusar um pouco mais das proteínas magras (como carnes brancas, leite e derivados desnatados). Isso por que para serem metabolizadas pelo nosso organismo elas consomen em média 25% de calorias. No caso do gordura nosso organismo consomen apenas 3% de calorias, comparando uma com a outra temos uma diferença e tanto.

3°Beba chá, muito chá
O verde e o branco são ricos em catequinas, substâncias antioxidantes que aceleram o gasto energético. Pesquisas já demonstraram que quem consome de 6 a 8 xícaras dessas bebidas por dia tem uma queima maior de gordura, cerca de 4% a mais. Além de acelerarem o metabolismo, os chás também facilitam a digestão, protegem o coração, pois diminuem o colesterol ruim (LDL) e fortalecem as artérias. Até a pele sai ganhando, uma vez que as células de defesa ficam de prontidão contra os raios ultravioleta B. Em outras palavras, cai o risco de câncer nesse que é o maior órgão do corpo humano. E, para completar o kit pró-saúde, os compostos dos chás têm atuação antigripal e antiinflamatória.

4°Anote tudo que você comer
Poucos gostam, alguns não tem paciência de fazer um diário alimentar. Mas, se o emagrecimento deu uma estacionada, vale a pena colocar na ponta do lápis o que você vem comendo nos últimos dias, tintim por tintim. Isso vale para todos,muitas vezes a gente só se dá conta de que anda beliscando mais do que deveria depois que checa os deslizes alimentares anotados em detalhes.

5°Mude a malhação
Bom, se você nunca malhou, é bom começar já. Não é novidade que a atividade física aumenta o gasto calórico e facilita o emagrecimento. Só que há um momento na vida em que mesmo o malhador de carteirinha nota que o ponteiro da balança se nega a sair do lugar, isso porque como na alimentação nosso corpo se acostuma com o gasto calórico e passa a gastar menos calorias nas atividades. Esse já um sinal de que está na hora de alterar a rotina de exercícios, uma mudança de modadalidade pode dar um chacoalha e acelera o metabolismo. Se preferir, altere a  intensidade, a quantidade e o ritmo da malhação. O exercício físico regular e bem orientado + uma dieta adequada = a maneira mais eficiente para se conquistar o peso ideal.

6°Puxe ferro...força
Exercícios de força criam músculos. E músculos são tecido vivo, que queimam calorias diferentemente da gordura. Logo, isso faz o metabolismo trabalhar mais rápido, o que leva ao aumento do gasto calórico diário. Os praticantes de musculação regular tem uma substituição de gordura por massa magra. Para aqueles que já estão acostumados a puxar ferro, aumentar a carga favorece um gasto energético maior. Neste caso capriche em atividades que facilitem o ganho de músculos.

Amigas acho que essas informações que consegui junto a minha professora da faculdade e através de pesquisas nos darão um empurrão em relação a RA e o nosso sonhado emagrecimento. Agora é so seguir as orientação e procurar esse profissionais citados para conseguirmos vencer a senhora balança.
Um final de semana lindo e super light para todas, aproveite muito!!

Até breve se Deus quiser...
Beijokass!!!!

11 comentários:

VIVIANE on 26 de março de 2010 às 11:28 disse...

OI FABIZINHA, PRO MEU EFEITO PLATÔ SÓ MUITA MALHAÇÃO!!!

TEM SELINHO PRA VC LÁ NO MEU BLOG, DEPOIS PASSA LA PRA PEGAR!!!
BEIJOS

zanza on 26 de março de 2010 às 11:49 disse...

e otimas dicas aqui o plato baixou mais vai sumir affffffff logo logo bjinho fabi otima sexta!

Patrícia on 26 de março de 2010 às 15:05 disse...

ai amiga ta dificil recomeçar mas eu vou.
com suas dicas vai ser mais facil.bom fim de semana

Lilian on 26 de março de 2010 às 15:31 disse...

Malhando, malhando, malhando!

Mah Modesto on 26 de março de 2010 às 15:55 disse...

Sabe eu acho q as vezes nos boicotamos sem perceber...Esse é o maior problema da R.A....
Excelente fim de semana...bjuuss

Jeferson Cardoso on 27 de março de 2010 às 18:02 disse...

Cabe um novo amigo aqui?

Sou o Jefhcardoso e estou escrevendo "O Diário de Bronson", que pode lhe interessar.

Quanto tiver um tempo dê uma passada no http://jefhcardoso.blogspot.com e deixe o seu comentário.

Abraço: Jefhcardoso

Gorda em Reeducação on 28 de março de 2010 às 17:48 disse...

oi querida, adorei seu blog e já estou te seguindo.
Te desejo muita força na sua R.A.
bjo
Cynthia

Gorda em Reeducação on 28 de março de 2010 às 17:59 disse...

oi querida, adorei seu blog, to passando pra dizer que estou te seguindo.
quando puder passa no meu tb.
bjo
Cynthia

vintagepri on 29 de março de 2010 às 18:55 disse...

A dieta furou? recomeçar! ^^

Amiga o blog ta restrito mas vc tem passe livre.bjão!

Porta - Treco on 30 de março de 2010 às 08:21 disse...

Oi amigas, adorei o Blog! Já estou seguindo!!! beijos

Flávia on 9 de abril de 2010 às 21:03 disse...

Adoooorei as dicas para sair do platô.
Menina, final de semana é meio difícil segurar, principalmente no meu caso pois quase sempre tenho festa, pois a família do meu marido é bem grande, e aí já viu, quando não é aniversário, é casamento, é batizado ,e por aí vai, rs.
Bjs
Flávia.

Postar um comentário

Vai deixa um recadinho!! Pode ser de dicas, apoio ou até puxões de orelhas...amo todos!!!

 

"ENTRE" AMIGAS Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare