Boa tarde, ou melhor boa noite amigas, mas uma vez estou em falta com todas...sumi mais uma vez e o pior foi que deixei meu desafio de lado e não sai do lugar na balança. Sei que para maioria de vocês é difícil de entender, mas para que eu continue emagrecendo preciso está me sentindo mal com meu peso e neste momento não estou , mesmo ainda não estando magra como desejei estou feliz e cheia de planos e sonhos, por isso emagrecer tem se tornado secundário em minha vida. Sempre leio e continuo seguindo o blog de quase todas (as vezes não dá para visitar todos), afinal vocês sempre estão comigo e o carinho de vocês é muito importante, pois estamos "ENTRE" AMIGAS.
Ontem um médico lá do trabalho me perguntou sobre o utilização do ômega 3 para o emagrecimento e resolvi pesquisar um pouco mais sobre está gordura tão benefica para o nosso organismo e para começar o que é ômega 3?
Ômega 3 é um ácido graxo essencial, ou seja, ele é ndispensável para o bom funcionamento do corpo.Além de pescados como salmão e sardinha, a linhaça fornece doses generosas da substância. Hoje várias experiências apontam que a obesidade estaria relacionada a inflamações, e sabemos que o ômega-3 tem um bom potencial anti-inflamatório.
Quando nos alimentamos, são secretados os hormônios leptina, pelos tecidos gordurosos, e insulina, pelo pâncreas, eles são responsáveis de avisar o cérebro que é hora de frear o ímpeto de continuar comendo.O problema é que a inflamação atrapalha essa troca de informações. Chega uma hora em que, sem conseguir trabalhar direito, as células nervosas incumbidas de brecar o apetite agonizam até a morte.Em experiências com roedores foi adicionad na dieta suplemento com óleo de linhaça, que reduz a inflamação cerebral, a velocidade de engorda e a gordura visceral nos animais e de quebra, ainda aumenta seu gasto energético.E serás que isso funciona conosco? Funciona sim, em seres humnos o teste foi realizado da seguinte maneira:
Os participantes foram divididos em dois grupos e cada um deveria aderir, durante oito semanas, a planos alimentares distintos. A única diferença entre eles foi a inclusão de três porções semanais de peixes ricos no bendito ômega-3. O peso, os perfis de colesterol e de triglicérides, as taxas de insulina e de leptina foram mensurados no início e no final do experimento. E é claro que, maneirando nas calorias, todos os voluntários conseguiram dar uma esvaziada nos pneus. Mas — adivinhe! — a eficácia da dieta foi bem maior em quem saboreou os pescados. “Houve uma melhora significativa na ação da insulina nessas pessoas”, revela a Itziar Goñi, a autora do estudo. “Os níveis do hormônio ficaram mais estáveis, evitando picos seguidos de queda brusca, desequilíbrio que culminaria no aumento da fome.”
Tantas façanhas têm justificativa. “O ômega-3 ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama. Acelerada, ela melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter açúcar em energia”, descreve Tatiana Rosa. Converter antes de virar pneu na cintura, bem entendido. Ou seja, a molécula dá uma força para quem quer recuperar aquela calça que não entra mais. Não para por aí. “A PPAR-gama também estimula enzimas responsáveis pela degradação de triglicérides”, acrescenta Tatiana. “De fato, o consumo dos peixes provocou redução não só nas taxas dessa gordura como nas de colesterol ruim, o LDL”, confirma Itziar. Em outras palavras, o ômega-3 também combate esses algozes das artérias, prevenindo doenças cardiovasculares. Se faz importante ressaltar que aforma de preparo destes alimentosfaz toda diferença, no caso dos peixes, prefira as receitas ensopadas, em que o caldo desprendido durante o cozimento é aproveitado, a opção grelhada, mas corte de vez as frituras, já que a alta temperatura degrada a gordura do bem. Em relação à linhaça, a dica é moê-la só na hora de consumir, por fim, substitua, sempre que possível, os tradicionais óleos de milho ou de soja pelo azeite de oliva. Além de a parceria com os filés de peixe ou com saladas salpicadas de linhaça ser deliciosa, ele dá uma contribuição extra para quem precisa afinar a cintura.
Outras Funções
- Relaxa as células musculares nas paredes das artérias (evita a compressão dos vasos sanguíneos);
- Minimiza a ação de substâncias inflamatórias não somente no hipotálamo como em várias regiões do corpo (benéfico para asmáticos, cardíacos e problemas intestinais - como colite);
- Regula o sistema imunológico;
- Também é um excelente aliado da depressão, ele auxilia no aumento da serotonina;
- Previne a osteoporose.
Ranking do ômega-3
(gramas de ômega-3 para 100 gramas do pescado)
- Cavala - 1,8 a 5,1g
- Arenque - 1,2 a 3,1g
- Sardinha - 1,5 a 2,5g
- Salmão - 1 a 1,4g
- Atum - 0,5 a 1,6g
Farinha de linhaça - 16,51g para cada 100g do alimento
Então inclua este alimentos na sua dieta diariamente, além de emagrecer você estará fortalecendo sua saúde e se tornado uma pessoa mais saudável.
Obrigada pelo carinho e até mais...
Beijokass!!