quarta-feira, agosto 25, 2010

Importância do consumo de vitamina B

Postado por Fabiane Pereira às 06:00

Amigas do meu coraçãozinho tudo bem????
Apartir de hoje estarei postando assuntos voltado a nutrição para dividir com todos um pouquinho o que estou aprendendo, vou começar falando sobre as vitaminas do complexo B. O complexo B é um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis e são responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, elas ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. As vitaminas B são necessárias para que o corpo possa transformar os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia e utilizá-los com a finalidade de formar e reparar os tecidos corporais. e a consequência de sua a falta  são geralmente neurológicas, dermatológicas e gastrointestinais. 

As vitaminas do complexo B se dividem em:

Vitamina B1 (Tiamina)
A tiamina melhora a circulação e ajuda a produção de ácido clorídrico, a formação de sangue e o metabolismo de carboidratos. A tiamina é importante para o sistema energético, crescimento e capacidade de aprendizado, sendo também necessária para a tonicidade muscular normal dos intestinos, estômago e coração. A tiamina atua na formação de energia, sendo a coenzima nas reações que implicam na remoção de dioxido de carbono.
Onde encontra: Carnes vermelhas, fígado, legumes cereais, leite e ovos.

Vitamina B2 (Riboflavina)
A riboflavina é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Onde encontra:  Carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, queijos e ovos.

Vitamina B3 (Niacina, Niacinamida, Ácido Nicotínico)
A vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação. 
Onde encontrar: Carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos e germe de trigo.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)
Conhecido como a vitamina "antiestresse", o ácido pantotênico atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos. A utilização de vitaminas auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A.
Onde encontrar: Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.

Vitamina B6 (Piridoxina)
A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Muitas reações do metabolismo geral são dependentes da piridoxina. É importante tanto para a saúde física quanto a saúde mental. 
Onde encontrar: Carnes vermelhas, fígado, leite e ovos e germe de trigo.

Vitamina B7 (Colina)
A colina é necessária à transmissão nervosa, regulação biliar e funcionamento do fígado. Minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda a produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina o funcionamento do cérebro e memória ficam prejudicados.
Onde encontrar: Carnes vermelhas, gema de ovo, cereais.

Vitamina B7 ou B8 (Biotina)
A biotina ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e utilização das vitaminas do complexo B. Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.
Onde encontrar:  Carnes vermelhas, gema de ovo, cereais.

Vitamina B9 (Ácido Fólico)
Considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias.
Onde encontrar: Miúdos, vegetais folhosos, legumes, milho e amendoim.

Vitamina B12 (Cobalamina)
A vitamina B12 é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disto, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária para a formação de DNA e afeta a formação de mielina.
Onde encontrar: Carnes vermelhas e brancas.

Agora é só incluir na sua mesa mais saúde...fica ai o toque da futura nutri aqui!!!

Beijokasss!!!!!

10 comentários:

Lú Pinheiro on 25 de agosto de 2010 09:55 disse...

Oi bom dia... amei saber mais sobre estas vitaminas...
bjinhos flor

Dani on 25 de agosto de 2010 09:59 disse...

Oiminhaliiinda
Desculpa a demora de vir aqui viu? Mas já cheguei!!
E adorei saber q vc está de volta;D

E vou amar aprender um pouquinho mais com vc...
Gostei de saber sobre as vitaminas hoje.

Bjinhus

@ugust@ on 25 de agosto de 2010 10:15 disse...

. oi Faby! eu tive deficiência de vitamina B6, antes só podia ser manipulada, agora tem nas farmácias desde março desse ano, curioso é ler a bula, como ainda é um medicamento recente eles mencionam até os testes em ratos, risos.
. vc disse que talvez faça um post com dica da semana e me coloque nele, fiquei muito feliz ao ler, se fizer realmente não esqueça de me avisar hein!
. obrigada por sua amizade e presença constante.
. beijinhos mil.
. fique com DEUS.

Simone Domingues on 25 de agosto de 2010 11:37 disse...

oii linda,

adorei o post, com dieta temos que ficar de olho pois e comum ficarmos com deficiência de algumas vitaminas.
amiga obrigada por sua visita e o seu carinho
força sempre
bjssssssss

Cristiane on 25 de agosto de 2010 12:24 disse...

Gostei muito do seu blog, parabéns! Eu tenho um produto específico do complexo de vitaminas B chamado Free Gas. Este produto já tem resultado comprovado até para pessoas que fazem cirurgia bariátrica e necessitam muito de vitaminas do complexo B e outros polivitaminicos. Conheça nosso site: www.shopesaude.com.br

Sonhadora on 25 de agosto de 2010 20:25 disse...

Oiiii!

Vim retribuir sua visitinha!
Obrigada pelo apoio e carinho!

Adorei saber sobre as vitaminas, pois elas são ensseciais para nossa RA!

Já virei sua seguidora!

Beijos e fique com Deus.

Renata Perim on 25 de agosto de 2010 22:37 disse...

Oi Faby, é mto bom saber sobre a vitamina B, com certeza é sempre bom inclui-la na nossa alimentação. Bjs e boa quinta!!

Candy on 26 de agosto de 2010 05:14 disse...

Faby,

Nada como uma alimentação balanceada, bem colorida, o que garante que a gente tá consumindo todas as vitaminas. Bjooo

Celly on 26 de agosto de 2010 09:12 disse...

Oi Faby, adorei as informações sobre vitaminas, de nada adianta emagrecermos não comendo as coisas que nosso corpo necessita e depois ficarmos doentes. Nós queremos melhorar especialmente nossa saúde. Abraço

Rosângela Massoterapeuta on 26 de agosto de 2010 09:19 disse...

Oi Faby
Excelente post, ótimas informações
Um dia light para nós!
Beijossssssssssssssssssssss

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